Economia
China e EUA juntos para resolver ponto TikTok
A China anunciou que cooperará com os Estados Unidos para resolver os desafios relacionados ao TikTok. A decisão veio após o encontro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, cujo objetivo foi diminuir as tensões nas negociações comerciais, embora não tenha havido um acordo sobre o controle da plataforma.
O governo americano tem buscado um acordo para permitir que o aplicativo continue operando no país, depois da legislação implementada pelo presidente Joe Biden que proíbe o TikTok caso não mude a sua gestão, atualmente sob a ByteDance. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, havia indicado que os líderes poderiam finalizar esse acordo na Coreia durante uma reunião.
Donald Trump já assinou quatro ordens para manter o app funcionando e postergar prazos para uma venda. Um entendimento quase foi fechado em abril, mas o aumento das tarifas sobre produtos da China pelos EUA interrompeu o processo. A proposta consiste em transferir a rede para investidores americanos com a aprovação do governo chinês.
Conforme a especialista Bonnie Glaser, do German Marshall Fund, o tema não é prioridade para Xi Jinping e a China parece permitir que Trump anuncie um acordo para fins políticos. Persistem dúvidas sobre a conformidade legal do negócio e a proteção dos dados dos usuários.
*Este conteúdo foi traduzido com auxílio de inteligência artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login