Mundo
China e UE vão discutir controle de exportações em Bruxelas

O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, e o comissário do Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, participaram de uma videoconferência nesta terça-feira para tratar de assuntos econômicos e comerciais importantes entre as duas partes, incluindo controles de exportação e o caso antissubsídio da UE contra a China em veículos elétricos, conforme comunicado oficial divulgado pelo ministério chinês.
O ministério chinês informou que ambas as partes concordaram em marcar uma reunião do mecanismo de diálogo atualizado sobre controle de exportação China-UE em Bruxelas o quanto antes possível.
“A China está disposta a colaborar com a UE para colocar em prática o consenso econômico e comercial firmado pelos líderes da China e da UE, impulsionando o desenvolvimento saudável e estável das relações econômicas e comerciais”, declarou o comunicado.
Sobre os controles de exportação de terras raras, o texto destaca que as recentes medidas adotadas pela China representam um avanço natural na melhoria do seu sistema de controle de exportações, conforme as leis e regulamentos vigentes, demonstrando a responsabilidade da China como uma grande nação comprometida com a manutenção da paz e da estabilidade global.
Em relação à situação da Nexperia, Wang Wentao afirmou que a China se manifesta contrária à ampliação excessiva do conceito de “segurança nacional” e espera que a UE desempenhe um papel positivo e construtivo.
Ele também ressaltou que Pequim exorta os Países Baixos a respeitarem os princípios de contrato e mercado, buscando uma resolução adequada para o problema de maneira rápida.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login