Conecte Conosco

Mundo

China elogia compromisso do Irã com programa nuclear pacífico e defende diálogo no Oriente Médio

Publicado

em

A questão nuclear foi o principal tema da reunião entre o presidente Xi Jinping, da China, e o presidente do Irã, Pezeshkian, em Pequim.

De acordo com um comunicado do governo chinês divulgado nesta terça-feira (2), Xi declarou que a força não é o método correto para resolver conflitos e que somente o diálogo pode assegurar uma paz duradoura na região do Oriente Médio.

O líder chinês também ressaltou que seu país valoriza o compromisso reiterado do Irã em não desenvolver armas nucleares e apoia o direito de Teerã em usar energia nuclear exclusivamente para fins pacíficos.

O encontro ocorreu durante a participação do presidente iraniano na Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai. Para Xi, a posição do Irã reforça os esforços globais para encontrar uma solução negociada.

Xi Jinping afirmou: “A China seguirá defendendo a justiça, promovendo uma solução para a questão nuclear iraniana que leve em consideração as preocupações legítimas de todas as partes envolvidas, e se empenhando persistentemente pela paz estável no Oriente Médio”.

Além disso, o comunicado destacou a importância estratégica da relação bilateral entre China e Irã. Xi observou que, mesmo diante das mudanças no cenário internacional, as relações entre os dois países continuam a se desenvolver de forma equilibrada e saudável.

Os setores em que a China deseja expandir a cooperação incluem comércio, investimentos, energia limpa e conectividade, além de incentivar intercâmbios culturais entre as nações.

Por sua vez, segundo a nota oficial chinesa, Pezeshkian reforçou a relevância da parceria com a China e expressou apoio integral à Iniciativa de Governança Global proposta por Xi Jinping, destacando sua importância para a promoção de uma ordem internacional mais justa e equilibrada.

O presidente iraniano também defendeu uma maior coordenação entre Pequim e Teerã para enfrentar políticas unilaterais e de força, buscando garantir a estabilidade na região.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados