Mundo
China revela que evitou três tentativas de espionagem internacional

A China informou nesta quinta-feira (10) que conseguiu impedir três planos de espionagem, incluindo um caso onde um funcionário público foi enganado pela “beleza sedutora” de uma agente estrangeira, e solicitou que os servidores públicos mantenham-se atentos às ameaças externas.
Nos últimos anos, a China tem aumentado os alertas sobre espionagem, especialmente após a deterioração das relações com os Estados Unidos e outros países ocidentais.
O Ministério da Segurança do Estado declarou que espiões estrangeiros estão cada vez mais ativos em infiltrar e roubar segredos chineses, buscando normalmente funcionários públicos para atingir seus objetivos.
O comunicado não identifica quais países são responsáveis pelas ações.
“Alguns servidores causaram grande prejuízo ao vazar informações confidenciais por conta da falta de convicção, disciplina fraca e desatenção às normas, o que compromete a segurança e os interesses nacionais”, disse o ministério.
Um caso destacado foi o de um funcionário de governo provincial, identificado apenas pelo sobrenome Li, que caiu numa “armadilha meticulosamente planejada de sedução” durante uma viagem oficial ao exterior.
“Incapaz de resistir ao charme encantador de uma agente de inteligência estrangeira”, Li acabou sendo chantageado com fotos pessoais e obrigado a entregar documentos oficiais ao retornar à China.
Ele foi sentenciado a cinco anos de prisão pelo crime de espionagem.
Outro exemplo foi um funcionário municipal chamado Hou, que fotografou documentos sigilosos e os vendeu a serviços de inteligência estrangeiros para recuperar perdas financeiras causadas pelo vício em jogos de aposta.
O terceiro caso envolveu um jovem funcionário de alta patente que perdeu o emprego depois de compartilhar informações confidenciais com um parente, que por sua vez, fotografou e repassou esses dados a agências estrangeiras.
“Caso nossos princípios e crenças não sejam firmes, podemos acabar caindo na armadilha criminosa das agências estrangeiras de espionagem”, alertou o ministério.
Na China, o ato de espionagem pode acarretar punições severas, inclusive a pena capital.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login