Conecte Conosco

Economia

China vai cobrar sobretaxas temporárias na carne suína europeia

Publicado

em

A China anunciou nesta sexta-feira (5) que vai impor sobretaxas temporárias sobre as importações de carne suína oriundas da União Europeia (UE), após uma investigação que apontou indícios de práticas de dumping.

O país asiático iniciou essa investigação em junho de 2024, logo após a UE ter comunicado sua intenção de aplicar tarifas extras sobre os carros elétricos importados da China.

Sendo o maior consumidor mundial de carne suína, a China importou no ano passado produtos derivados de porco no valor de 4,3 bilhões de yuans (equivalente a 604 milhões de dólares ou 3,2 bilhões de reais) apenas da Espanha, um dos principais produtores europeus, conforme dados da alfândega chinesa.

O Ministério do Comércio chinês informou que a autoridade responsável pela análise concluiu preliminarmente que as importações de carne suína e seus derivados da União Europeia estão sendo vendidas a preços abaixo do mercado, caracterizando dumping.

Por isso, as autoridades decidiram instituir medidas antidumping provisórias, na forma de depósitos de garantia que deverão ser recolhidos nas alfândegas.

As tarifas vão variar entre 15,6% e 62,4% e terão início em 10 de setembro, conforme o comunicado oficial.

Essas medidas têm caráter provisório, já que a investigação seguirá até dezembro, quando as conclusões finais serão divulgadas.

A Comissão Europeia respondeu prontamente, prometendo adotar todas as ações necessárias para proteger os profissionais do setor. O porta-voz Olof Gill classificou as acusações feitas pela China como duvidosas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados