Mundo
China volta a comprar frango brasileiro imediatamente, dizem ministérios
O Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores divulgaram uma nota conjunta anunciando que a China eliminou as restrições às importações de frango do Brasil.
Essa decisão, válida de forma imediata, foi baseada nos resultados da análise de risco realizada pelas autoridades chinesas, conforme informaram os ministérios.
Na nota, os ministérios destacaram que o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, respondendo por cerca de 35% do mercado global.
As exportações brasileiras de produtos avícolas para a China estavam suspensas desde 16 de maio, após a detecção de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, em conformidade com o protocolo sanitário bilateral estabelecido entre os dois países.
Os ministérios reforçaram que o Brasil continua reconhecido como país livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) desde 18 de junho, tendo concluído todos os procedimentos de desinfecção e demais ações sanitárias exigidas para a segurança do comércio.
Atualmente, somente o Canadá mantém a proibição total das importações de carne de aves brasileiras.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login