Economia
Chuva de Mudanças no IBGE: Gerente de Publicações é Substituída Após Série de Saídas
Mais uma gerente foi liberada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), segundo um funcionário que preferiu manter anonimato. A servidora Ana Raquel, com mais de 40 anos de experiência, foi retirada da Gerência de Sistematização de Conteúdos Informacionais (Gecoi) após quatro membros da equipe das Contas Nacionais terem saído na semana anterior.
De acordo com essa fonte, Ana Raquel será substituída por um novo servidor recém-chegado, ainda sem nome divulgado. Há suspeitas de que essa saída seja uma retaliação por denúncias que Ana Raquel teria feito no ano anterior contra o uso da publicação Brasil em Números para fins de propaganda política.
A saída foi comunicada em uma reunião realizada na unidade da Tijuca, no Rio de Janeiro, local da Gecoi, que é responsável pelas publicações do IBGE. Na mesma reunião, foi informado que o setor será transferido para uma unidade em Parada de Lucas, também no Rio.
O ambiente no IBGE é tenso. Na semana passada, a pesquisadora Rebeca Palis foi afastada da coordenação das Contas Nacionais, segundo reportagem da colunista do GLOBO Míriam Leitão. Alguns dias antes da divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025, três outros servidores importantes na área, que calcula o PIB, também deixaram seus cargos.
Dentre eles estão Cristiano Martins, gerente de Bens e Serviços, que havia sido apontado como substituto de Rebeca, mas pediu demissão em solidariedade, além de Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais, e Amanda Tavares, gerente substituta da mesma área.
Essas saídas poderão comprometer prazos para revisões e projetos em desenvolvimento, conforme relatos de funcionários que temem novas demissões.
O IBGE foi procurado para comentar, mas até a publicação desta matéria não confirmou nem negou as exonerações.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login