Conecte Conosco

Centro-Oeste

Chuva rápida refresca o Gama em dias de muito calor e seca

Publicado

em

Moradores de Brasília que transitavam pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), sentido Gama, na tarde da última terça-feira (16/9), foram pegos de surpresa por uma chuva leve. Esse fenômeno traz um contraste ao tempo quente e seco que predominou no começo da semana no Distrito Federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa condição climática é comum neste período, que marca a passagem do inverno para a primavera, instituída a partir da próxima segunda-feira (22/9). O instituto explicou que o momento atual é a reta final do inverno, quase entrando na primavera, e essa mudança indica a transição da estação seca para a chuvosa.

A média de chuvas em Brasília para o mês de setembro é de 34 milímetros. Ainda conforme o Inmet, há expectativa de novas pancadas isoladas em diferentes áreas do Distrito Federal ao longo da semana.

Embora rápidas, essas chuvas trazem algum alívio para a baixa umidade que afeta os brasilienses. Nesta semana, os termômetros chegaram a aproximadamente 35 °C em algumas regiões administrativas, com umidade relativa do ar inferior a 20%.

Atualmente, o Distrito Federal está sob alerta amarelo, que indica risco potencial devido à baixa umidade. O Inmet destaca que a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 30%, e aconselha a população a manter-se hidratada, evitar esforço físico intenso e exposição direta ao sol durante as horas mais quentes e secas do dia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados