Conecte Conosco

Centro-Oeste

Chuvas isoladas aliviam o calor em cidades do Distrito Federal nesta quarta

Publicado

em

A chegada de chuvas isoladas surpreendeu moradores do Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (17/9). Os chuviscos foram registrados em locais como Gama, Lago Sul, Águas Claras e Guará.

Em algumas dessas regiões, as pessoas notaram o acúmulo de nuvens carregadas, o que resultou em precipitações algumas horas depois.

Após dias com temperaturas elevadas, variando entre 32ºC e 35ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia indicado a chance de chuvas isoladas nesta quarta.

Entretanto, as quantidades de chuva não foram suficientes para serem oficialmente contabilizadas nas estações meteorológicas do Inmet.

O Inmet explica que esse fenômeno é comum neste período do ano, que caracteriza a transição entre o inverno e a primavera, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (22/9). “Estamos no fim do inverno, quase entrando na primavera, que marca a passagem da estação seca para a chuvosa”, detalhou o instituto.

Em setembro, a média de chuva para Brasília fica em torno de 34 milímetros. A previsão do Inmet aponta para novas pancadas isoladas durante a semana em várias áreas do Distrito Federal, podendo ocorrer inclusive chuvas intensas com raios, rajadas de vento e até queda localizada de granizo, embora as condições ainda sejam pequenas para esses eventos.

Apesar de rápidas, as chuvas trazem um alívio necessário à secura que afeta os brasilienses. Nesta quarta-feira, o tempo permanece seco e quente, com máxima estimada em 33ºC. A umidade relativa do ar segue baixa, entre 25% e 30%, o que exige cuidado redobrado com a saúde.

Dias sem chuva

O Inmet também chamou atenção para o fato de que o Distrito Federal acumula 18 dias seguidos sem chuvas significativas, com o último registro em 30 de agosto.

Algumas áreas do DF enfrentam períodos ainda mais longos sem precipitação, como Brasília, que tem 117 dias sem chuvas na estação meteorológica, e Águas Emendadas, com um período de 139 dias sem registro pluviométrico.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados