Mundo
Ciberataque afeta fornecimento de cerveja no Japão

Uma grande empresa japonesa de bebidas sofreu um ataque cibernético que já interrompe suas operações pelo quinto dia consecutivo nesta sexta-feira. A mídia local informa que as cervejas populares da marca e outras bebidas estão acabando em algumas lojas.
A Asahi Group Holdings comunicou que seus sistemas foram alvo de um ataque na segunda-feira, 29, causando dificuldades nos pedidos, remessas e atendimento ao cliente no Japão. As operações fora do país não foram impactadas.
Uma representante da empresa explicou à Associated Press que ainda não foi possível solucionar o problema, embora já tenham sido feitas remessas emergenciais na quarta-feira, com funcionários inserindo dados manualmente.
A origem e motivações do ataque ainda estão sendo investigadas, segundo a porta-voz, que pediu para não ser identificada, algo comum em empresas japonesas.
Algumas lojas de conveniência relataram falta de entregas, baixas quantidades e até a ausência completa dos produtos em estoque.
Um repórter da AP visitou uma loja 7-Eleven em Tóquio na sexta-feira à noite, e constatou que ainda havia cerveja Asahi disponível, mas a vendedora afirmou que os estoques poderão se esgotar em breve.
A Asahi não informou quando os sistemas voltam a funcionar normalmente, tendo cancelado eventos e adiado lançamentos por causa do incidente.
Há especulações na mídia japonesa de que o ataque pode ter sido um ransomware, porém a empresa não confirmou a informação.
A Asahi, com sede em Tóquio e fundada em 1949, produz cerveja, cidra, sucos, alimentos para bebês, doces e outros produtos alimentícios.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login