Notícias Recentes
Ciclone pode causar ventos de até 90 km/h São Paulo
O estado de São Paulo ainda sentirá, nesta quarta-feira (10/12), os impactos de um ciclone extratropical originado no sul do Brasil, com possibilidade de ventos superiores a 90 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, embora afastado do território paulista, o fenômeno é suficientemente extenso e vigoroso para influenciar várias áreas do estado. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informa que, apesar dos ventos intensos, a capital e sua região metropolitana devem experimentar sol com algumas nuvens à tarde.
O CGE estima que a velocidade média dos ventos alcance 30 km/h, com rajadas pontuais ultrapassando 70 km/h, e emitiu alerta sobre possíveis quedas de árvores.
Consequências do ciclone em São Paulo
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, o ciclone, formado no sul do país, atrai massas de ar de outras regiões, canalizando correntes quentes e úmidas do Norte e Centro-Oeste, favorecendo chuvas, nuvens carregadas e tempestades.
Além disso, Minhoto explica que a borda do ciclone coincide com a passagem de uma frente fria que, ao avançar sobre São Paulo, causa declínio das temperaturas, aumento da nebulosidade e ventos moderados a fortes, provocando impactos significativos no estado, mesmo distante do centro do ciclone.
A porção leste paulista pode ter ventos acima de 90 km/h por estar na zona de fluxo intensificado, com relevo irregular e serras que potencializam as rajadas.
Um gabinete de crise foi instaurado pela Defesa Civil, reunindo representantes de concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado, Sabesp, Artesp e Arsesp, para acompanhar o avanço do ciclone e suas possíveis consequências.
Previsão para quinta-feira (11/12)
Conforme o CGE, na quinta-feira, as chuvas tendem a cessar totalmente, com o sol aparecendo entre nuvens ao longo do dia, mas os ventos devem persistir.
As temperaturas variarão entre uma mínima de 20°C nas primeiras horas da manhã e uma máxima de 28°C no período da tarde. A umidade do ar apresentará leve queda, oscilando entre 42% e 95%.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login