Mundo
Cinzas do vulcão Puracé atingem vilarejos na Colômbia
O vulcão Puracé, localizado no sudoeste da Colômbia, encontra-se em alerta laranja devido à possibilidade de erupção, lançando cinzas que cobriram várias comunidades locais, conforme informado neste domingo (30) pelo Serviço Geológico Colombiano (SGC).
Situado a aproximadamente 600 km de Bogotá e próximo à cidade de Popayán, o Puracé é considerado um dos vulcões mais ativos e cuidadosamente monitorados na Colômbia. Em março de 1977, o vulcão foi objeto de uma homenagem especial dada sua importância.
No último sábado, o SGC elevou o nível de alerta de amarelo para laranja em relação à atividade vulcânica, o que sugere que a situação pode evoluir para uma erupção que afete áreas acima dos 4600 metros de altitude, incluindo Popayán e diversas comunidades indígenas e rurais próximas.
Segundo o comunicado da entidade, no sábado foi observada a queda de cinzas finas e um forte odor de enxofre em diferentes localidades, como no norte de Popayán, capital do departamento do Cauca.
As autoridades locais estão avaliando a necessidade de evacuação dos moradores das áreas mais próximas ao vulcão.
Entretanto, muitos residentes manifestaram preocupação devido à ausência de abrigos adequados. Marisol Avirama, membro da guarda indígena de Coconuco, comentou: “Não existe um local onde possamos ser realocados”.
Desde 2021, o vulcão Puracé tem apresentado modificações lentas em sua atividade, de acordo com as observações do SGC.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login