Economia
CNH do Brasil tem 19 milhões de usuários e 1 milhão de pedidos em 6 dias
O aplicativo CNH do Brasil, lançado pelo governo federal há seis dias, já conta com mais de 19,4 milhões de usuários. Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o início da noite da segunda-feira, 15, mais de um milhão de pessoas iniciaram o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através da plataforma.
A proposta visa modernizar e reduzir os custos para conseguir a carteira de motorista, além de facilitar a renovação para quem já possui a CNH. O Ministério dos Transportes espera que esse novo sistema diminua em até 80% o valor para obtenção do documento.
O curso de formação de condutores tem sido o mais acessado pelos usuários. Com conteúdos em textos, podcasts e vídeos, além de simulados e um banco de questões, o curso atraiu 823,3 mil pessoas até o momento, sendo que mais de 280 mil já finalizaram a capacitação, recebendo o certificado da fase teórica.
Com a flexibilização das regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 57,1 mil pessoas estão participando do curso para formação de instrutores autônomos. Entre eles, mais de 32 mil já receberam o certificado, permitindo que atuem como instrutores independentes, sem a necessidade de vínculo com autoescolas.
Novas regras
As mudanças para obtenção da CNH eliminam a obrigatoriedade de aulas presenciais em autoescolas e disponibilizam gratuitamente todo o conteúdo teórico pelo aplicativo do governo, sem carga horária mínima exigida.
Os candidatos poderão usar veículos particulares e escolher aulas com instrutores autônomos credenciados pelo Detran, enquanto a carga mínima para aulas práticas foi reduzida de 20 para apenas duas horas, realizadas em autoescola ou com instrutor independente.
Além disso, há gratuidade no segundo exame prático para quem não for aprovado na primeira tentativa e foi eliminado o prazo máximo de um ano para concluir o processo de habilitação.
A nova política também traz a possibilidade de renovação automática e gratuita da CNH para os chamados “bons condutores”. Esse benefício será destinado a motoristas sem infrações nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login