Economia
CNU 2025: provas objetivas vão acontecer neste domingo (5)

A segunda edição do Concurso Nacional Público Unificado (CNU), que terá a participação de 761 mil candidatos inscritos, acontecerá no próximo domingo, dia 5, em 288 cidades do país. O estado com o maior número de inscritos é o Rio de Janeiro, com 108 mil participantes, seguido pelo Distrito Federal com 102 mil, São Paulo com 77 mil, Bahia com 65 mil, e Minas Gerais com 51 mil.
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o evento oferece, nesta edição, um total de 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais, entre eles o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além dos Ministérios da Fazenda e de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), entre outros.
A organização do concurso prevê a convocação imediata para 2.480 vagas e outras 1.172 para preenchimento em um curto prazo após a homologação do resultado final. Os salários dos cargos variam entre R$ 4 mil e R$ 16 mil.
A validade do concurso será de 12 meses a partir da data de homologação do resultado, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.
Provas
A edição de 2025 do CNU terá provas aplicadas em dois dias. A primeira etapa, que ocorrerá no domingo, 5 de outubro, conterá 90 questões de múltipla escolha para os candidatos de nível superior e 68 questões para os níveis intermediário e técnico. Os candidatos aprovados nessa fase serão convocados para a prova discursiva, a ser realizada em 7 de dezembro.
Organização dos blocos temáticos
Assim como na edição anterior, as vagas estão distribuídas em nove blocos temáticos, que contemplam níveis superior e intermediário (médio e técnico):
- Bloco 1 – seguridade social: saúde e assistência;
- Bloco 2 – cultura e educação;
- Bloco 3 – ciências, dados e tecnologia;
- Bloco 4 – engenharia e arquitetura;
- Bloco 5 – administração;
- Bloco 6 – desenvolvimento socioeconômico;
- Bloco 7 – justiça e defesa;
- Bloco 8 – intermediário;
- Bloco 9 – intermediário – regulação.
O modelo unificado permite que, no momento da inscrição, o candidato escolha um bloco e indique diferentes cargos e órgãos em ordem de preferência para ser classificado de acordo com seu desempenho.
Dentre os blocos, o nono, destinado a cargos de nível intermediário, teve o maior número de inscrições homologadas, totalizando 177.598 candidatos.
Cronograma das provas
Data da prova objetiva: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horários:
- Nível superior – das 13h às 18h;
- Nível intermediário – das 13h às 16h30.
Os portões dos locais de prova fecharão 30 minutos antes do início, às 12h30, conforme o horário oficial de Brasília (DF).
Divulgação do resultado da objetivas e convocação para discursiva: 12 de novembro de 2025
Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025
Verificação de cotas: 30 de novembro a 8 de dezembro de 2025
Resultado final previsto: 30 de janeiro de 2026

Você precisa estar logado para postar um comentário Login