Mundo
Colaborador de Corina Machado é libertado na Venezuela
Um segundo membro da equipe da María Corina Machado, vencedora do prêmio Nobel da Paz e líder da oposição venezuelana, foi libertado no domingo (8), um mês depois do governo interino iniciar a soltura de presos políticos após a saída de Nicolás Maduro.
Perkins Rocha, assessor jurídico de Corina Machado e delegado da maior coalizão opositora do país, juntou-se aos presos políticos libertados neste domingo em um processo de soltura anunciado em 8 de janeiro pela presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez.
A esposa do dirigente, María Constanza Cipriani, celebrou a libertação nas redes sociais: “O abraço em nossa casa aconteceu! Já falamos com nossos filhos. Perkins Rocha foi liberado sob medidas cautelares muito rígidas”.
“Agora vamos lutar pela liberdade completa”, acrescentou.
Perkins Rocha, de 63 anos, esteve preso por um ano e meio, desde 27 de agosto de 2024, em meio à onda de prisões após a contestada reeleição de Maduro em 28 de julho de 2024.
Na terça-feira, o Parlamento venezuelano deverá aprovar uma lei de anistia geral proposta por Delcy Rodríguez, que assumiu o poder após a captura de Maduro em uma operação militar americana em 3 de janeiro.
Também neste domingo, foi liberado Juan Pablo Guanipa, de 61 anos, um aliado próximo de Corina Machado, detido em 23 de maio de 2025, acusado de envolvimento em uma suposta conspiração contra o governo de Maduro.
Pelo menos 18 presos políticos foram soltos neste domingo, conforme dados da ONG especializada Foro Penal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login