Conecte Conosco

Mundo

Colômbia critica duramente ameaças de Trump a Petro

Publicado

em

O presidente colombiano, Gustavo Petro, condenou neste domingo (4) as alegações e acusações feitas pelo ex-presidente americano Donald Trump contra ele, que, sem apresentar provas, o classificou como um líder do narcotráfico.

Trump afirmou que consideraria uma intervenção militar na Colômbia, semelhante àquela realizada na Venezuela, acusou Petro de contrabandear drogas para os Estados Unidos e declarou que “não permitirá que isso continue por muito mais tempo”, reforçando as ameaças contra o líder colombiano.

Petro criticou intensamente a política militar adotada pelo governo de Trump na América Latina e denunciou os Estados Unidos de terem realizado o “sequestro” de Nicolás Maduro, capturado em Caracas após ataques aéreos realizados por Washington durante a madrugada de sábado.

“Meu nome (…) não consta em nenhum processo judicial relacionado ao narcotráfico. Peço que cessem as calúnias, senhor Trump“, respondeu Petro em sua rede social X.

Um dia após aconselhar que Petro deveria “cuidar da sua própria vida”, Trump voltou a atacar o mandatário colombiano, chamando-o de “homem doente” que “produz cocaína”.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia qualificou as declarações do ex-presidente americano como uma “interferência inaceitável” e exigiu “respeito” aos representantes do país.

Desde janeiro de 2025, quando Petro iniciou seu segundo mandato, tem havido intensos atritos entre ele e Trump em questões como política tarifária e migração.

Colômbia e Estados Unidos, parceiros militares e econômicos importantes na América Latina, atravessam atualmente uma fase de tensão sem precedentes em suas relações bilaterais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados