Mundo
Colombianos presos na Venezuela são libertados
Dezessete cidadãos colombianos que estavam encarcerados em várias prisões na Venezuela foram liberados e serão transportados para suas cidades de origem, conforme anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores da Colômbia nesta sexta-feira (24).
A Venezuela tem sido palco de inúmeras denúncias envolvendo violações dos direitos humanos e detenções políticas, principalmente após a controversa reeleição do presidente Nicolás Maduro em julho de 2024.
“Após um extenso período de negociações e cooperação diplomática, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia conseguiu assegurar a libertação inicial de 17 colombianos presos em diferentes unidades prisionais venezuelanas”, declara o comunicado oficial.
A capital colombiana, Bogotá, não reconheceu o terceiro mandato consecutivo de Nicolás Maduro, porém manteve os diálogos diplomáticos abertos com a Venezuela.
Ambos os países intensificaram suas relações em resposta à ação militar dos Estados Unidos na região do Caribe e no Pacífico, que incluiu ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas.
Nicolás Maduro informou que há cerca de 50 colombianos detidos em seu país, descritos como “mercenários”. As autoridades colombianas continuam solicitando a libertação destes prisioneiros.
Entidades defensoras dos direitos humanos também alertam para abusos e a ausência de garantias legais adequadas aos presos na Venezuela.
“Seguiremos colaborando com as autoridades venezuelanas para garantir que todos os colombianos estejam protegidos. Gestos de solidariedade humanitária também fazem parte das ações diplomáticas”, finaliza o comunicado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login