Conecte Conosco

Mundo

Colúmbia Britânica encerra programa de descriminalização de drogas

Publicado

em

A província canadense da Colúmbia Britânica, situada na costa oeste do país, anunciou em 14 de março que não continuará com um projeto inovador e polêmico de descriminalização de drogas, pois não alcançou os objetivos esperados de incentivar mais usuários a buscar tratamento em saúde.

Em 2023, o governo federal do Canadá autorizou a Colúmbia Britânica a iniciar um programa-piloto de três anos que permitia a posse pessoal de substâncias como opioides, cocaína, metanfetamina e outras drogas pesadas.

Conforme declarou a ministra da Saúde da Colúmbia Britânica, Josie Osborne, “este piloto foi planejado para ser um teste temporário, acompanhado de monitoramento constante”, mas os resultados obtidos foram abaixo das expectativas.

Este projeto foi uma resposta à grave crise de opioides que afetou particularmente grandes centros urbanos da região, como Vancouver.

De acordo com as regras do programa, adultos não seriam presos ou processados por portar até 2,5 gramas dessas drogas. Quem fosse flagrado com pequenas quantidades recebia informações sobre serviços disponíveis para tratamento de dependência.

Josie Osborne enfatizou que a província continua a encarar a dependência química como um problema de saúde pública, e não como questão penal, e que buscará novas estratégias para facilitar o acesso dos usuários a cuidados médicos.

Este programa pioneiro no Canadá se inspirou em uma iniciativa similar desenvolvida no estado americano do Oregon.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados