Conecte Conosco

Brasil

Com greve de coletores, Diadema monta esquema de retirada de lixo

Publicado

em

Por causa da greve dos coletores, a Prefeitura de Diadema, no ABC, montou um esquema emergencial para retirada do lixo nesta segunda-feira (30). Dez caminhões e 40 funcionários foram mobilizados na tarefa. Na Avenida Antônio Piranga, rua comercial do Centro, os sacos estão amontoados, como mostrou o Bom Dia São Paulo. A situação se repete nos bairros. Os garis da cidade não paralisaram as atividades.

A categoria diz que mais de 130 cidades no estado são afetadas pela greve, mas não divulgou uma lista com os nomes. A paralisação começou nesta segunda-feira (23), desde então, o lixo tem se acumulado nas ruas das cidades do ABC, que estão entre as mais afetadas.

As grevistas pedem 11,73% de aumento, a Justiça do Trabalho fez a proposta de 9,5% e o sindicato patronal oferece até 8,5%. A greve não afeta a capital paulista e Campinas, que têm data-base em setembro.

O sindicato da categoria afirma que os trabalhadores respeitam a decisão judicial que determinou a manutenção de 70% da coleta de lixo domiciliar e 100% do lixo hospitalar nas cidades conforme a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Entretanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco) admite que a categoria tem privilegiado a coleta nas áreas centrais das cidades do ABC.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados