Brasil
Comércio de rua reabre no Centro de Santos com movimento tranquilo
O comércio de rua no Centro de Santos, no litoral de São Paulo, reabriu as portas na manhã desta quinta-feira (11). A cidade foi reclassificada para a fase laranja do Plano São Paulo, do governo estadual, que permite a retomada econômica de alguns setores. A recomendação estadual era que a reabertura fosse feita apenas na segunda-feira (15), mas administração municipal antecipou a retomada.
Além de Santos, as atividades econômicas em Itanhaém também iniciam a retomada gradual nesta quinta-feira. A Prefeitura de Praia Grande autorizou a reabertura de alguns estabelecimentos já nesta quarta-feira, logo após o anúncio do Estado. As cidades de Bertioga e Guarujá decidiram respeitar o prazo do governo estadual e só reabrirão na segunda-feira. Já Cubatão e São Vicente ignoraram a fase vermelha e autorizaram a reabertura na semana passada.
No Centro de Santos, na manhã desta quinta-feira, mesmo sendo feriado de Corpus Christi, muitos comerciantes resolveram abrir as portas por volta das 11h. Os estabelecimentos no Centro podem abrir de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O movimento seguiu bem tranquilo. Alguns clientes que desejavam entrar nos estabelecimentos, passavam por medicação de temperatura e usavam máscaras, conforme as medidas de prevenção estabelecidas.
Nas demais regiões da Cidade, os estabelecimentos podem funcionar de terça-feira a sábado, das 13h às 19h. Por enquanto, seguem fechados os shopping centers. Além do comércio de rua, escritórios, hotéis, templos religiosos, concessionárias, imobiliárias, salões de beleza e centros de estética poderão reabrir com restrições (veja lista abaixo).
Em todos os locais, seguem valendo o uso obrigatório de máscara facial por funcionários e clientes e as regras de higienização e distanciamento. O decreto municipal 8.969, publicado na segunda-feira (8) no Diário Oficial, constam também a aferição de temperatura, senhas para controle de fluxo, lotação de veículos, escala de alimentação, separação de mesas e cadeiras, aberturas de portas e janelas e remoção de tapetes e carpetes.
O cumprimento das regras será verificado por fiscais da Secretaria de Finanças (Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). As multas são de R$ 10 mil para o estabelecimento aberto sem permissão e de R$ 3 mil para quem não cumprir as normas de prevenção à Covid-19.
Confira os locais de reabertura e as restrições:
- COMÉRCIO DE RUA: Para o comércio de rua (não inclui ambulantes), a reabertura começa com atendimento limitado a 30% da capacidade e horário de funcionamento. Na Região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias), os estabelecimentos abrem de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Nas demais regiões da Cidade, de terça-feira a sábado, das 13h às 19h. Por enquanto, seguem fechados os shopping centers.
- ESCRITÓRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS: Também com 30% da capacidade, escritórios (contabilidade, advocacia etc.) e prestadores de serviços técnicos (locadoras, conserto de eletrônicos etc.) podem atender o público das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, em toda a Cidade.
- HOTÉIS: Hotéis e pensões de todo o Município podem receber hóspedes que estejam em Santos a negócios (não a turismo) ou com contrato de moradia superior a 30 dias. Cada estabelecimento pode disponibilizar, no máximo, 30% dos leitos, mesmo percentual válido para motéis. Não há restrição de dias ou horários para esses serviços. Na entrada da Cidade, a GCM e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) seguem realizando bloqueio, parando e orientando motoristas de veículos com placas de fora da Baixada Santista que venham para fins turísticos.
- TEMPLOS RELIGIOSOS: Vetados para quem tem mais de 60 anos (principal grupo de risco da covid-19), igrejas e demais templos religiosos de Santos podem receber apenas 30% da capacidade de público, sem restrição de dias ou horários.
- CONCESSIONÁRIAS E IMOBILIÁRIAS: Imobiliárias, concessionárias e revendedoras de veículos podem abrir de terça-feira a sábado, das 10h às 16h, em toda a Cidade, com 30% da capacidade de clientes.
- SALÕES DE BELEZA E CLÍNICAS DE ESTÉTICA: Sem restrição de dias ou horários, salões de beleza e clínicas de estética podem atender em todos os bairros, com 30% da capacidade, apenas clientes com hora marcada, sem portas abertas para clientes eventuais.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login