Notícias Recentes
Como proteger sua conta Gov.br contra ataques digitais
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmantelou na quinta-feira (29) um grupo criminoso que invadia contas do Gov.br de servidores públicos para realizar fraudes financeiras, causando prejuízos superiores a R$360 mil. Para evitar esse tipo de crime, especialistas orientam sobre como fortalecer a segurança da conta na plataforma do governo.
O vazamento de informações pode trazer sérias consequências, impactando desde a segurança financeira até a reputação, conforme explica o COO da Runtalent, empresa especialista em Soluções Digitais, Gilberto Reis.
“Quando dados pessoais são expostos, criminosos podem utilizá-los para abrir contas, solicitar empréstimos e fazer compras fraudulentas, além de alimentar mercados digitais ilegais”, afirma.
Para o executivo, em muitos casos, a vulnerabilidade não está na tecnologia, mas sim na conduta dos usuários. O uso de senhas fracas, a falta de atualização dos sistemas e a falta de atenção ao clicar em links são riscos frequentes.
“Os golpes aproveitam tanto falhas técnicas quanto erros humanos. Usar senhas fortes e exclusivas em cada plataforma, além de ativar a autenticação em dois fatores, quando disponível, são ações simples e eficazes para proteger contra o vazamento de dados”, orienta Reis.
De acordo com Sandro Tonholo, gerente de território da Infoblox, líder em serviços de redes na nuvem e segurança, muitas falhas no ambiente corporativo poderiam ser evitadas apenas atualizando sistemas e aplicativos, corrigindo vulnerabilidades exploradas pelos criminosos.
“Medidas básicas são importantes, mas é crucial ter uma postura preventiva, com várias camadas de segurança que detectem e bloqueiem ameaças antes de alcançarem os dispositivos. Isso é um diferencial para reduzir riscos e combater ataques cada vez mais sofisticados”, completa.
A plataforma Gov.br oferece recursos para proteger os dados dos usuários. A “Validação de Identidade”, por exemplo, permite aumentar o nível da conta (Prata ou Ouro), garantindo maior segurança ao cidadão.
Este processo de validação é feito por meio do cruzamento de dados com bases governamentais oficiais. Para elevar o nível da conta, a verificação pode ser feita por reconhecimento facial (comparando a foto do usuário com registros da CNH ou do Tribunal Superior Eleitoral), pelo login via Internet Banking de bancos credenciados (onde o banco confirma a identidade do usuário ao governo) ou pelo uso de certificado digital, assegurando que apenas o legítimo titular tenha acesso a serviços e documentos sensíveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login