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Como se preparar na fase final para o CPU-PE

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O Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE) está cada vez mais próximo. Com provas marcadas para os dias 18 e 25 de janeiro de 2026, os candidatos precisam intensificar a preparação neste estágio final. A seleção contará com 60 questões para os cargos comuns e 70 para os cargos de Gestor Governamental, além de uma redação para candidatos de nível médio e um estudo de caso para os de nível superior.

Para os inscritos no concurso, a melhor estratégia neste momento é focar na revisão dos conteúdos, que é a forma mais prática de encaixar os estudos na rotina do último mês antes das provas.

Últimos dias de preparação

No início de novembro, conversamos com o candidato Gabriel Monteiro, que concorre aos cargos de Analista de aplicações e de dados, ambos na área de tecnologia. Na ocasião, ele compartilhou suas expectativas e planos de estudo para o certame.

No entanto, um mês depois, Gabriel revelou ter dificuldades para manter o cronograma planejado, devido à divisão do tempo entre trabalho, faculdade e tarefas domésticas.

“Tentei seguir um cronograma. [Mas] mesmo com um caminho definido, a flexibilidade acabou atrapalhando, pois eu podia assistir às aulas a qualquer momento”, explicou o concurseiro, que pretendia estudar cerca de duas horas por dia, mas se desorganizou.

Outros candidatos também enfrentam desafios semelhantes. Apesar disso, Wendell Léo Castellano, professor com 25 anos de experiência e especialista em 49 disciplinas de Administração para concursos, acredita que quem já possui uma base sólida pode aproveitar bem as semanas finais.

Gabriel mencionou que começou a ouvir algumas aulas durante suas tarefas diárias, praticando um “estudo passivo” para otimizar o tempo. Porém, o professor aconselha que nessa fase o foco deve ser em atividades ativas, como revisões e resolução de questões, evitando a aprendizagem de novos conteúdos.

“Faltando um mês para a prova, o ideal é fazer questões. Vamos estabelecer a meta de 100 questões diárias, com as disciplinas misturadas, simulando a prova real”, ressaltou Wendell.

Wendell também recomendou que quem não conseguiu estudar todo o edital deve focar em questões aplicadas nos últimos anos pela banca FCC, responsável pelo CPU-PE, e na leitura das principais legislações pernambucanas exigidas, equilibrando o estudo entre conhecimentos gerais e específicos.

Sobre a prova discursiva, o professor sugere a prática constante da escrita, com foco na argumentação fundamentada pelo conteúdo do edital, alinhando cultura geral e base obrigatória.

“Treinem redações. Mesmo que não haja correção, o ato de escrever já cria prática. Escolham os principais temas do edital e escrevam sobre eles com base no que lembram”, aconselhou.

A etapa discursiva também requer que o candidato solucione problemas, argumentando teoricamente, citando autores, livros ou leis para dar credibilidade às suas respostas.

Wendell destaca que durante as festas de final de ano, os candidatos devem evitar exageros nas comemorações. Gabriel pretende aproveitar o início das férias em janeiro, quando terá mais tempo livre, para revisar os conteúdos.

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