Conecte Conosco

Mundo

Compras no Dia dos Solteiros na China crescem, mas consumo ainda está fraco

Publicado

em

As vendas durante o Dia dos Solteiros, o maior evento de compras online da China, aumentaram este ano, porém o crescimento não foi suficiente para melhorar o pessimismo sobre o consumo interno.

De acordo com dados da Syntun, as plataformas de comércio eletrônico na China totalizaram cerca de 1,70 trilhão de yuans (US$ 238,3 bilhões) no período promocional, representando um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, um avanço considerado modesto pelos especialistas.

Esse evento, criado em 2009 e que hoje dura um mês, perdeu parte do seu apelo nos últimos anos devido ao contexto econômico enfraquecido e à cautela dos consumidores. O Nomura observou que o período de descontos foi mais longo do que no ano passado, o que ajudou a aumentar o volume total de compras.

A JD.com informou que alcançou um recorde no valor bruto das mercadorias vendidas e que o número de usuários que fizeram pedidos cresceu 40%. Já a Alibaba, proprietária da Taobao e Tmall, ainda não divulgou os dados finais.

O consumo baixo intensificou a competição entre varejistas e pressionou as margens do setor. Dados oficiais indicam que as vendas no varejo na China cresceram apenas 3% em comparação ao ano anterior, um ritmo inferior aos 4,5% registrados nos primeiros nove meses do ano.

Economistas do Morgan Stanley alertam que uma recuperação mais forte depende de melhorias no mercado imobiliário e na geração de empregos. Apesar dos esforços de grandes empresas como Alibaba e JD.com para impulsionar novos serviços, como entregas rápidas, analistas esperam que o consumo na China continue crescendo de forma lenta.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados