Conecte Conosco

Economia

Conab: produção agrícola da safra 2025/26 deve aumentar

Publicado

em

A produção de grãos no Brasil para a safra 2025/26 está projetada em 354,39 milhões de toneladas, representando um leve crescimento de 0,6%, ou 2,2 milhões de toneladas a mais em comparação com a safra anterior, que foi de 352,17 milhões de toneladas. Em relação à previsão feita em novembro, há uma redução de 0,1%, ou 441 mil toneladas, conforme o terceiro levantamento da safra de grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Esse resultado decorre do aumento de 3% na área plantada, que passou de 81,7 milhões para 84,2 milhões de hectares, somado à diminuição na produtividade média nacional, estimada em 4210 quilos por hectare para 2025/26, contra 4310 quilos por hectare em 2024/25.

A soja, principal cultivo da primeira safra, já tem 90,3% da área destinada plantada. Em Mato Grosso, o maior produtor, o plantio foi concluído. No início de novembro, as chuvas favoreceram o avanço na Região Sul, enquanto nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em Minas Gerais, a irregularidade das precipitações retardou o plantio. No final do mês, as chuvas se normalizaram e permitiram progresso na semeadura.

A Conab estima que 48,9 milhões de hectares sejam usados para a soja, com produção prevista de 177,12 milhões de toneladas, um aumento de 3,3% em relação à safra anterior, podendo estabelecer um novo recorde.

Para o milho, a produção total das três safras está estimada em 138,88 milhões de toneladas, uma redução de 1,5% comparada ao ciclo anterior. A semeadura do primeiro ciclo já atingiu 71,3% de uma área de 4 milhões de hectares, com previsão de produção de 25,91 milhões de toneladas, um crescimento de 3,9% frente ao ciclo anterior.

A produção de algodão em pluma deve alcançar 3,96 milhões de toneladas, representando uma queda de 2,9% em relação à safra anterior.

O arroz, cultivo essencial para o abastecimento interno e plantado na primeira safra, tem previsão de colheita de 11,2 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 12,4% em relação ao ciclo anterior, refletindo as condições do mercado e a redução da área cultivada para 1,62 milhão de hectares. No Rio Grande do Sul, maior produtor, 98% da área está semeada, e em Santa Catarina o plantio já foi finalizado.

A produção total de feijão, somando as três safras, está estimada em cerca de 3 milhões de toneladas, uma redução de 1,8% em relação ao período anterior, mas ainda suficiente para garantir o abastecimento. O plantio da primeira safra já terminou no Paraná e São Paulo, e avança com 93,8% da área plantada em Minas Gerais e 67% na Bahia.

Entre os cultivos de inverno, a colheita da safra de 2025 está quase concluída. O trigo, principal cultura de inverno, já teve 98% da área colhida, com uma produção estimada de 8 milhões de toneladas, um aumento de 0,9% comparado ao ano anterior, beneficiado por condições climáticas favoráveis, apesar de alguns fatores adversos isolados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados