Economia
CONEF 2025 debate inovação e destaca Pernambuco no cenário econômico nacional
O Congresso Nacional de Executivos de Finanças (CONEF 2025) iniciou na manhã desta sexta-feira (24) com foco no futuro da economia, inovação e as mudanças trazidas pela inteligência artificial. Pela primeira vez realizado em Pernambuco, o evento reúne empresários, economistas e autoridades no Mirante do Paço, no Recife Antigo, solidificando a cidade como local de diálogo sobre os caminhos do setor financeiro e produtivo no país.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), o encontro é o mais relevante do calendário da entidade e ocorre em um momento de crescimento econômico regional.
Destaques
Na abertura, o presidente do IBEF, José Emílio Calado, ressaltou a importância da realização do congresso em Pernambuco e seu efeito na expansão da rede de executivos do setor financeiro.
“Essa é a primeira vez que Pernambuco recebe esse congresso. Ele vai aumentar o número de associados e representa um marco importante”, afirmou.
O presidente do IBEF-PE, Antônio Mário Pinto, destacou que o evento acontece em um ambiente de grandes mudanças tecnológicas e sociais, exigindo novas visões dos profissionais de finanças.
“É uma chance de reunir profissionais de finanças e outras áreas para debater as transformações que a sociedade tem passado. Estamos vivendo uma grande mudança com a Inteligência Artificial, uma revolução global”, frisou.
Inovação
As discussões da manhã abordaram o papel das cidades e instituições na criação de ambientes que favoreçam a inovação e o investimento. O prefeito do Recife, João Campos, abriu a programação sublinhando a importância do congresso para colocar a capital pernambucana como um protagonista na atração de negócios e talentos.
“Receber um evento nacional como este, que reúne pessoas de grandes empresas nacionais e multinacionais, posiciona Recife como um protagonista em uma agenda econômica que cria empregos e oportunidades para a população”, disse.
Em seguida, o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou remotamente com sua palestra principal, destacando a importância dos debates sobre inovação diante das rápidas mudanças no ambiente financeiro global.
“É um prazer participar deste importante evento para Pernambuco e para o Brasil”, afirmou.
Transformações
Ao final do primeiro período, o painel “O impacto da transformação digital e da inteligência artificial na saúde” teve a participação do presidente da ANSERJUF, Ubiratan Marques, e do CEO da MV, Paulo Magnus. O debate mostrou como o avanço tecnológico vem melhorando tanto a eficiência quanto o acesso na área da saúde, destacando a importância da inovação para a economia e o serviço público.
Perspectivas
O CONEF chega à sua 35ª edição reafirmando o IBEF como um local de integração entre os setores público e privado. A programação da tarde conta com a participação do assessor especial do Governo de Pernambuco, Zé Neves, representando a governadora Raquel Lyra, e do economista e escritor Eduardo Giannetti. Também haverá apresentações do secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, e da sócia-diretora da Deloitte, Caroline Yokomizo, que encerrará o congresso com a palestra “Finanças do Futuro”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login