Conecte Conosco

Economia

Confiança da indústria cai em agosto e alcança menor nível desde 2023

Publicado

em

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou uma queda de 4,4 pontos na comparação entre os meses de julho e agosto, fechando agosto com 90,4 pontos. Esta foi a redução mais significativa em um mês desde o período da pandemia, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice registrado é o mais baixo desde outubro de 2023. Considerando as médias móveis trimestrais, o ICI caiu 2,8 pontos, totalizando 94,0 pontos.

“A diminuição na confiança da indústria em agosto evidencia a crescente insegurança entre os empresários. As avaliações sobre o cenário atual dos negócios indicam preocupações em certos setores devido ao acúmulo de estoques”, afirmou em nota o economista Stéfano Pacini, do Ibre/FGV.

Ele destaca que o contexto atual envolve uma política monetária restritiva e um elevado grau de incerteza causada pelas novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. “Os resultados da pesquisa refletem a complexidade econômica enfrentada pelo setor industrial no segundo semestre. A combinação da contração da política monetária e o aumento da incerteza ligada às relações externas entre Brasil e EUA podem agravar a desaceleração já prevista para o setor.”

De acordo com a FGV, o Índice de Situação Atual (ISA) foi o principal responsável pela queda geral do ICI, recuando 3,9 pontos de julho para agosto, chegando a 93,4 pontos. Entre seus componentes, a avaliação da situação atual dos negócios teve destaque negativo, com queda de 6,1 pontos, a maior desde janeiro de 2022, marcando 91,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE) reduziu 4,9 pontos, ficando em 87,6 pontos no período, com piora acentuada em todos os seus indicadores, sendo a mais intensa relacionada às perspectivas de contratação. O indicador de expectativas de emprego caiu 5,9 pontos, para 91,2 pontos, atingindo seu valor mais baixo desde junho de 2020.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) permaneceu praticamente constante, com um leve aumento de 0,1 ponto percentual, alcançando 81,6%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados