Conecte Conosco

Economia

Confiança do consumidor no Brasil cresce em janeiro

Publicado

em

O índice que mede a confiança do consumidor, elaborado pela Ipsos com dados de 30 países, registrou alta de 2 pontos em dezembro, alcançando 55,1 pontos no Brasil, superando a média global de 49,9 pontos.

Rafael Lindemeyer, líder do cluster de Experiência da Ipsos, explica que o aumento é impulsionado pela melhora significativa no subíndice de emprego, indicando um começo de ano com maior sensação de segurança no mercado de trabalho e visão mais otimista sobre as perspectivas econômicas futuras.

Em janeiro, o Brasil obteve o sexto maior índice entre os 30 países analisados, melhorando sua posição em relação a dezembro, quando estava em nono lugar. Desta forma, supera economias como México e Estados Unidos e lidera a confiança do consumidor nas Américas.

Na escala global, o início de 2026 mostra um consumidor ligeiramente mais otimista, com um incremento de 0,5 ponto na margem, mas ainda distante de uma recuperação forte, segundo avaliação da Ipsos.

Rafael Lindemeyer ressalta que o progresso observado no começo do ano representa um ajuste gradual nas expectativas, sustentado por sinais positivos no mercado de trabalho e uma visão menos pessimista para o futuro próximo, embora menos da metade dos países apresente indicador acima do patamar neutro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados