Conecte Conosco

Economia

Confiança do empresário industrial aumenta, mas setor permanece pessimista por 10 meses

Publicado

em

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) apresentou uma leve alta em outubro, passando para 47,2 pontos. Mesmo com essa melhora, os empresários da indústria enfrentam um período de 10 meses consecutivos de pessimismo, conforme divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na segunda-feira, 13.

A pesquisa, conduzida mensalmente, ouviu 1.164 empresas entre os dias 1º e 7 de outubro, incluindo 458 de pequeno porte, 444 de médio porte e 262 de grande porte.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, é prematuro afirmar que a confiança no setor está se revertendo. Ele destaca que, apesar do crescimento, o índice permanece quase três pontos abaixo dos 50, que dividem confiança e desconfiança.

“O final do ano costuma ser mais favorável para a indústria e isso costuma se refletir nas expectativas. É provável que o Icei tenha melhora, mas a falta de confiança persistente desde o início do ano dificilmente será revertida”, comenta Azevedo.

Em outubro, o Índice de Expectativas subiu 2,9 pontos, sua terceira alta consecutiva, alcançando 49,1 pontos. Já o Índice das Condições Atuais aumentou 1,3 ponto, de 41,9 para 43,2 pontos. Apesar da melhoria, as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses continuam negativas, embora menos pessimistas do que em setembro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados