Conecte Conosco

Economia

Confiança industrial recua em agosto: queda em 20 dos 29 setores, aponta CNI

Publicado

em

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) apresentou queda em 20 dos 29 segmentos industriais no mês de agosto, conforme relatório divulgado em 27 de agosto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Essa métrica varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores abaixo de 50 indicam desconfiança dos empresários. Com o resultado atual, 25 setores manifestam desconfiança, enquanto apenas quatro mantêm otimismo.

Segundo a CNI, em três setores, a diminuição foi suficiente para mudar o cenário, passando de confiança para desconfiança: manutenção e reparação; impressão e reprodução; e calçados e seus componentes. Nove setores registraram aumento no índice, mas somente o setor de bebidas recuperou a confiança, superando a marca dos 50 pontos.

De acordo com Isabella Bianchi, analista de Políticas e Indústria da CNI, o aumento do pessimismo em agosto está relacionado ao incremento das tarifas dos EUA sobre algumas exportações brasileiras.

“As incertezas no ambiente internacional, principalmente com a imposição de tarifas pela administração americana, têm afetado a confiança dos setores industriais mais impactados por essas taxações”, explica.

Perspectiva regional

Na avaliação regional, o Nordeste permanece como a única região confiante, apesar de uma leve queda de 0,7 ponto, passando de 51,5 para 50,8 pontos. No Norte, a confiança caiu de 50 para 47,9 pontos, mudando para um panorama de pessimismo. O Centro-Oeste registrou leve alta (0,2 ponto), mas manteve a desconfiança com 47,7 pontos. Já o Sul e Sudeste apresentaram quedas de 3,5 e 2,1 pontos, respectivamente, ampliando o pessimismo dos industriais.

Influência do porte das empresas

Considerando o porte das indústrias, a confiança registrou redução de 2 pontos nas grandes empresas, 1,2 ponto nas médias e 0,4 ponto nas pequenas. Todas as categorias já estavam em terreno negativo, com a insegurança crescendo após essas quedas.

Para compor este levantamento, a CNI entrevistou 1.818 empresas, distribuídas entre 723 pequenas, 649 médias e 446 grandes, durante o período de 1º a 12 de agosto de 2025.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados