Economia
confirmação para candidatos negros do cnu
Mais de 14.651 pessoas que se identificaram como negras na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) deverão participar, neste final de semana dos dias 13 e 14, de uma etapa obrigatória para confirmar a ação afirmativa. Esse processo acontecerá em 224 cidades espalhadas pelo Brasil.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou a lista dos locais onde isso será realizado.
A organização do concurso destaca que os convocados não podem deixar de comparecer ou recusar qualquer fase do procedimento, que inclui filmagem e coleta biométrica. A ausência na confirmação fará com que o candidato perca a vaga reservada para o benefício das ações afirmativas, permanecendo apenas na concorrência geral, desde que atinja a nota mínima exigida.
Nos dois dias, os horários para o procedimento serão os mesmos: pela manhã, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h45, com as atividades começando às 8h. À tarde, a abertura será às 13h, fechamento às 13h45 e início às 14h.
Processo de verificação
De acordo com o governo, a confirmação é feita por avaliação fenotípica, realizada por uma comissão formada por cinco membros com diversidade de gênero, cor e, sempre que possível, origem regional diversa. A etapa inclui o registro de foto, filmagem e captura de dados biométricos.
A confirmação é presencial e acontece na mesma cidade onde o candidato realizou as provas. Essa fase está prevista na legislação que regulamenta as políticas afirmativas no serviço público federal.
Nesta segunda edição do concurso unificado, o percentual de vagas reservadas para pessoas negras foi aumentado para 25%. Além disso, foram criadas cotas para indígenas (3%) e quilombolas (2%). O percentual de vagas para pessoas com deficiência permanece em 5%, conforme estabelece a Lei nº 8.112/1990.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login