Conecte Conosco

Economia

Conflito entre Holanda e China pode travar produção de carros na Europa

Publicado

em

A Europa está prestes a enfrentar uma crise no fornecimento de semicondutores que pode impactar diretamente a indústria automotiva, decorrente de um desentendimento diplomático entre a Holanda e a China envolvendo a fabricante de chips Nexperia.

Segundo informações da Bloomberg, a tensão teve início quando o ministro holandês da Economia, Vincent Karremans, 38 anos, decidiu bloquear a influência dos acionistas chineses na empresa estabelecida em Nijmegen, alegando preocupações de segurança nacional. Essa decisão aconteceu após pressões dos Estados Unidos, que aplicam restrições comerciais sobre a Nexperia devido à sua conexão com a chinesa Wingtech Technology, parcialmente controlada por entidades estatais chinesas.

A resposta de Pequim foi imediata: o governo chinês impediu a comunicação entre a Nexperia e sua unidade na China, afetando o fornecimento de chips essenciais para os setores automotivos do Japão e da Europa. A empresa alertou que não poderá garantir a entrega dos componentes fundamentais para montadoras como Volkswagen e Stellantis enquanto a situação permanecer sem solução.

A intervenção da Holanda, sem precedentes desde a Guerra Fria, foi possível graças a uma lei de 1952 que permite ao Estado assumir o controle temporário de empresas estratégicas em emergências. Esse episódio levou à destituição do executivo Zhang Xuezheng, fundador da Wingtech, acusado de transferir atividades da empresa para fora da Europa e de firmar contratos suspeitos avaliados em até 130 milhões de dólares.

Conforme o Ministério da Economia holandês, as medidas foram essenciais para evitar que o conhecimento europeu da Nexperia fosse completamente perdido, o que acarretaria consequências imprevisíveis para a indústria de semicondutores no continente.

Especialistas alertam que fábricas de automóveis na Europa podem precisar parar suas linhas de montagem em até 10 dias se o fornecimento dos chips não for restabelecido.

— Considerando a dimensão das operações da Nexperia, qualquer interrupção poderá provocar impactos severos nas cadeias de suprimento industriais — comentou Chris Miller, autor do livro “Chip War”.

Essa crise acontece em um momento delicado para o setor automotivo europeu, que já enfrenta uma diminuição na procura, aumento de custos e tensões comerciais globais. Além disso, a guerra na Ucrânia complicou o transporte de matérias-primas entre Ásia e Europa.

Vincent Karremans, que assumiu interinamente o ministério após a saída da coalizão de direita liderada por Geert Wilders, afirmou que não se pode permanecer inerte diante da política industrial. Ele também anunciou investimentos de 700 milhões de euros em centros de inteligência artificial e tecnologia competitiva.

Enquanto isso, a China acusa a Holanda de prejudicar a estabilidade na cadeia de fornecimento global. O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, advertiu que a tomada de controle da Nexperia comprometeu gravemente a confiança e a previsibilidade do mercado internacional.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados