Mundo
Conflito entre Musk e Nasa por programa lunar dos EUA

O CEO da SpaceX, Elon Musk, criticou nesta terça-feira (21) o chefe interino da Nasa após ele sugerir a possibilidade de excluir a empresa da próxima missão lunar.
Sean Duffy, secretário de Transporte do governo Trump e atual responsável temporário pela agência espacial, foi alvo de críticas de Musk no X, rede social do bilionário, em que disse que Duffy estaria prejudicando a Nasa.
No dia anterior, Duffy afirmou à Fox News que está buscando novas propostas para a missão Luna Artemis 3, que visa levar astronautas americanos de volta à Lua. A iniciativa surgiu em virtude dos atrasos da SpaceX no desenvolvimento do foguete Starship.
Duffy explicou que embora admire a SpaceX, a empresa tem histórico de atrasos e que existe uma corrida espacial contra a China.
A decisão foi tomada a partir de avisos de especialistas de que o foguete Starship, que é uma versão adaptada para servir de módulo lunar, provavelmente não estará pronto no prazo previsto.
Musk respondeu às críticas no X, garantindo que seu foguete será capaz de realizar toda a missão lunar, afirmando que a SpaceX está avançando muito rapidamente em comparação com o restante do setor espacial.
A Nasa planeja realizar a missão Artemis 3 por volta de meados de 2027, mas especialistas dizem que este prazo é difícil de ser cumprido devido aos grandes desafios técnicos que a SpaceX ainda precisa superar antes que o foguete esteja pronto.
Enquanto isso, a China continua progredindo em seus planos de enviar uma missão tripulada à Lua até 2030.
A Nasa também está considerando contratar outra empresa, como a Blue Origin, fundada por Jeff Bezos, para assegurar um módulo lunar dentro do prazo necessário.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login