Conecte Conosco

Mundo

Conflito entre tropas sírias e curdas deixa cinco mortos em Alepo

Publicado

em

Pelo menos cinco pessoas perderam a vida nesta terça-feira (6) em confrontos entre tropas governamentais e forças curdas na cidade de Alepo, localizada no norte da Síria. Ambos os lados se acusam de terem iniciado os combates.

Os esforços para colocar em prática um acordo fechado em março, que previa a integração da administração semiautônoma curda e suas forças militares ao novo governo sírio, estão paralisados.

Desde então, as tensões têm se manifestado em episódios de confronto, especialmente em Alepo, onde existem dois bairros predominantemente curdos.

A agência de notícias estatal Sana informou que as Forças Democráticas Sírias (FDS), lideradas pelos curdos, protagonizaram um ataque próximo à rotatória de Shihan, resultando na morte de um membro do Ministério da Defesa.

Mais tarde, a mesma agência reportou que três civis, entre eles duas mulheres, foram mortos em um bombardeio das FDS contra edificações residenciais no bairro de Al Midan, em Alepo.

Antes das reportagens da mídia estatal, as FDS divulgaram um comunicado alegando que grupos ligados ao governo atacaram o bairro de Sheikh Maqsud com um drone de reconhecimento, deixando um morador morto e outros dois feridos.

Os bairros de maioria curda, Sheikh Maqsud e Ashrafiyeh, em Alepo, continuam sob o controle de unidades curdas associadas às FDS, embora os combatentes curdos tenham concordado em se retirar dessas áreas em abril.

Além disso, as FDS acusaram facções aliadas ao Exército sírio de realizarem ataques na localidade de Deir Hafer, cerca de 50 quilômetros a leste de Alepo e próxima à estratégica represa de Tishreen, ao nordeste da cidade.

A força curda reafirmou seu direito de responder de forma legítima a essas agressões.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados