Conecte Conosco

Notícias Recentes

Confusão na Câmara por tarifa dos EUA

Publicado

em

O aumento das tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil provocou um clima de tensão na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9). Durante a sessão, deputados aliados ao governo e da oposição trocaram acusações e enfrentaram-se verbalmente por causa da sobretaxa de 50% aplicada aos produtos brasileiros.

Um dos momentos mais acirrados aconteceu durante a fala do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar de Minas Gerais teve um desentendimento com o deputado André Janones (Avante-MG), que chegou a ser empurrado, enquanto se ouviam gritos contra a prática conhecida como “rachadinha” atribuída a um gabinete de deputado.

“Não à rachadinha! Não à rachadinha!”, cantaram deputados da oposição. Em resposta, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) declarou que o grupo alinhado ao ex-presidente Bolsonaro representava uma vergonha.

Segundo informações do Estadão, a tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump virou tema para críticas entre petistas, que responsabilizam o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro pela medida. Já a oposição apontou responsabilidade no Supremo Tribunal Federal e no atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo aumento das taxas.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o partido avalia medidas para solicitar a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro, que está afastado e residindo nos Estados Unidos, de onde tenta mobilizar republicanos contra o que acredita ser uma injustiça contra seu pai.

Donald Trump comunicou o aumento da tarifa em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, ele informou que a taxa de 50% sobre os produtos brasileiros começará a vigorar no dia 1º de agosto.

Como justificativa, o americano mencionou ações do Supremo Tribunal Federal, que, segundo ele, “censurou” plataformas americanas no Brasil. Além disso, criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados