Conecte Conosco

Notícias Recentes

Congonhas se prepara para retomar voos internacionais

Publicado

em

O Aeroporto de Congonhas, situado em São Paulo, recebeu nesta terça-feira (23/12) a aprovação da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos, para a retomada dos voos internacionais regulares. Esta aprovação decorre de um pedido formal de internacionalização do aeroporto feito pela concessionária Aena Brasil.

Congonhas operou voos internacionais até meados da década de 1980. Agora, a proposta da administradora é retomar rotas internacionais regulares para passageiros, com foco em trajetos de curta e média distância na América do Sul, integrada ao projeto de ampliação e modernização do aeroporto.

Com investimentos aproximados de R$ 2 bilhões, as obras já estão em andamento. A previsão é que até junho de 2028 seja entregue um novo terminal de passageiros, bem como a ampliação das pontes de embarque, novo pátio para estacionamento de aeronaves, hangares novos para companhias aéreas e melhorias operacionais significativas.

A SAC reconheceu que a proposta da Aena está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Aviação Civil (PNAC) e ao Plano Aeroviário Nacional (PAN), após um detalhado estudo técnico contemplando demanda, infraestrutura e plano de expansão do aeroporto.

O projeto inclui ainda adequações na infraestrutura para suportar a atuação dos órgãos responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário, garantindo o cumprimento das normas nacionais e internacionais de segurança e facilitação do transporte aéreo.

“A internacionalização de Congonhas representa um avanço importante dentro do plano de modernização do aeroporto da capital paulista. Estamos em diálogo constante com vários órgãos para viabilizar essa conquista. Contar com um aeroporto internacional central, eficiente, rápido e pontual, dotado de um terminal moderno, confortável e com serviços de alta qualidade na principal metrópole do hemisfério sul, abre uma grande oportunidade para impulsionar a conectividade, o desenvolvimento econômico e a integração regional”, destacou Kleber Meira, diretor-executivo do Aeroporto de Congonhas.

Com a aprovação inicial, o processo de internacionalização segue para as próximas fases de avaliação pelos órgãos competentes, incluindo Polícia Federal (PF), Receita Federal, Vigilância Sanitária e Vigilância Agropecuária Internacional. Além disso, é fundamental o interesse das companhias aéreas para concretizar a operação dos voos internacionais.

O Ministério de Portos e Aeroportos e a SAC foram contatados para maiores detalhes sobre a decisão, mas não forneceram respostas até o momento da publicação. O espaço permanece aberto para atualizações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados