Conecte Conosco

Notícias Recentes

Congresso aprova transformação da Autoridade de Proteção de Dados em agência reguladora

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira uma medida provisória (MP) proposta pelo governo que converte a Autoridade Nacional de Proteção de Dados em uma agência reguladora. Agora, o texto seguirá para análise do Senado.

Segundo a MP, essa nova entidade, que terá caráter especial, ficará subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e contará com autonomia técnica, funcional, decisória, administrativa e financeira, além de patrimônio próprio.

A medida também estabelece a criação do cargo de especialista em regulação de proteção de dados, o qual deverá ser preenchido por meio de concurso público, exigindo formação específica na área. Esse cargo será originado a partir da transformação de 797 cargos vagos atualmente distribuídos entre agentes administrativos da carreira da previdência, saúde e trabalho, que serão convertidos em 200 cargos para especialistas. Além disso, serão criados 18 cargos de livre nomeação, que serão financiados com os recursos poupados desta reorganização.

É importante destacar que o preenchimento desses cargos estará condicionado à autorização orçamentária. Os servidores atualmente ativos na Autoridade Nacional poderão continuar exercendo suas funções na nova agência sem necessidade de nova aprovação por parte de seus órgãos de origem.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados