Conecte Conosco

Brasil

Congresso celebra 90 anos da Voz do Brasil

Publicado

em

No retorno do recesso, o Congresso Nacional realizou uma cerimônia especial no Plenário da Câmara dos Deputados para marcar os 90 anos do programa Voz do Brasil.

Tiago César dos Santos, secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), representando o governo federal, destacou: “A Voz do Brasil é muito mais que um programa de rádio; é uma peça fundamental da democracia. Sua abrangência é ampla, alcançando todos os lugares e assegurando a integridade das informações, algo que enfrenta muitos ataques hoje em dia.”

Bráulio Ribeiro, diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), expressou o orgulho da empresa em manter acesa essa tradição iniciada por Getúlio Vargas há 90 anos. Ele agradeceu profundamente todos os colaboradores da EBC que garantem a veiculação diária do programa, afirmando: “É uma honra representar a EBC neste momento.”

Jorge Kajuru, senador (PSB-GO) e presidente da sessão solene, lembrou sua relação pessoal com o programa, afirmando que o programa se mantém relevante por sua capacidade de se adaptar: “O programa não chegaria aos 90 anos se não tivesse se reinventado ao longo do tempo.”

Márcio Jerry, deputado e presidente do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara, ressaltou que a Voz do Brasil é um símbolo de resistência da comunicação pública e um canal que assegura pluralidade de informações. Ele lembrou que o programa já enfrentou discussões sobre sua extinção, mas sempre permaneceu firme.

Durante a cerimônia, os Correios lançaram um selo comemorativo especial para os 90 anos da Voz do Brasil, com a presença da diretora de Governança e Estratégia, Juliana Picoli Agatte. Também participaram representantes da sociedade civil e diversos parlamentares, incluindo o secretário de Comunicação da Câmara, Marx Beltrão (PP-AL); a presidente da Federação Nacional de Jornalistas, Samira de Castro; e o vice-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública, Lincoln Macário.

A história da Voz do Brasil

O programa foi criado em 1935, no governo de Getúlio Vargas, inicialmente chamado de A Hora do Brasil. É o programa oficial de rádio mais antigo em funcionamento no Brasil, reconhecido pelo Guinness Book como um recorde nacional. Atualmente, o programa exibe notícias dos diferentes Poderes, com a parte relativa ao Poder Executivo sendo produzida pela equipe da EBC.

A sessão solene foi proposta por senadores e deputados federais que destacaram a importância da Voz do Brasil como um veículo que permanece relevante, simples e adaptado às novas tecnologias, reforçando sua importância histórica e seu papel no fortalecimento do debate democrático.

Além das comemorações, foram anunciadas ações como a emissão de uma moeda comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil, uma nova identidade visual para o programa e a atualização da trilha sonora, mantendo como tema principal a obra “O Guarani”, de Carlos Gomes.

A Voz do Brasil superou diversas mudanças tecnológicas, políticas e sociais e nunca deixou de ser transmitida. Agora, o programa também passará a ser disponibilizado em plataformas digitais de áudio, como Amazon, Apple Podcasts, Castbox e Spotify, sendo que nesta última também poderá ser acompanhado em formato videocast. A EBC ainda realiza diversas iniciativas para resgatar a memória do programa e destacar sua importância duradoura para o público brasileiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados