Conecte Conosco

Mundo

Congresso do PCC em Cuba é adiado por crise econômica

Publicado

em

O nono congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), que estava marcado para acontecer em abril, foi adiado devido à intensa crise econômica que o país enfrenta, conforme divulgado neste domingo (14) pela mídia estatal cubana.

Os congressos do PCC, único partido permitido em Cuba, normalmente acontecem a cada cinco anos, exceto em situações excepcionais.

A decisão de postergar o evento ocorreu na reunião plenária do Comitê Central do partido no sábado (13), apresentada pelo ex-presidente Raúl Castro, de 94 anos. Mesmo após deixar a liderança do PCC em 2021, Castro permanece como membro do Parlamento e exerce significativa influência política.

Esta proposta foi anunciada pelo Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, por meio de uma carta lida durante a sessão plenária, conforme relatado pelo site Cubadebate.

No documento, Raúl Castro ressalta que os congressos devem ocorrer dentro dos prazos estabelecidos, mas reconhece que, desta vez, é necessário adiar para que o ano de 2026 seja dedicado à recuperação em todos os aspectos possíveis.

A decisão recebeu aprovação unânime do Comitê Central.

Cuba, com cerca de 9,7 milhões de habitantes, enfrenta uma crise econômica severa há cinco anos, causada pela combinação de sanções americanas mais rígidas, baixa eficiência de sua economia centralmente planejada, colapso do setor turístico e insucesso da reforma monetária.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados