Conecte Conosco

Notícias Recentes

Conheça quem já esteve preso na ‘Papudinha’, provável local de detenção de Bolsonaro

Publicado

em

O 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido popularmente como “Papudinha”, que pode ser o local de detenção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), já abrigou diversas autoridades, como o ex-ministro Anderson Torres, o ex-vice-governador do DF Benedito Domingos e o ex-secretário de Saúde Francisco Araújo.

De acordo com informações divulgadas pela jornalista Malu Gaspar, o ex-presidente Bolsonaro deve iniciar o cumprimento de sua pena nesse batalhão, apelidado assim por estar situado dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Esse é o cenário mais provável caso o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determine que o ex-presidente seja encaminhado ao presidio em vez de permanecer em prisão domiciliar. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de reclusão.

A área denominada “Papudinha” é destinada principalmente a policiais militares que estão presos. Por ali, passaram, por exemplo, membros da antiga cúpula da PM-DF, que são suspeitos de omissão durante os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Esses oficiais foram liberados, mas aguardam julgamento no STF.

Em 2023, Anderson Torres esteve detido nesse batalhão após sua prisão, ocorrida quando retornou ao Brasil depois dos eventos de 8 de janeiro. Ex-ministro e delegado da Polícia Federal, ele permaneceu detido preventivamente por quatro meses. Torres foi condenado no mesmo processo em que Bolsonaro foi sentenciado, recebendo pena de 24 anos de prisão.

Outro nome conhecido que passou pela detenção no 19º BPM foi Benedito Domingos, vice-governador do Distrito Federal entre 1999 e 2002, durante a gestão de Joaquim Roriz. Ele esteve no local por cerca de seis meses em 2016, após condenação por corrupção passiva e fraude em licitações em seu período como administrador de Taguatinga, região administrativa do DF. Posteriormente, devido a problemas de saúde, teve sua prisão convertida em prisão domiciliar.

Também esteve preso na “Papudinha” Francisco Araújo, que era secretário de Saúde do Distrito Federal antes de ser afastado. Ele foi preso preventivamente em 2020, sob suspeitas de irregularidades na compra de testes para Covid-19, e foi posteriormente solto. Em 2023, o ex-secretário foi declarado inocente das acusações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados