Mundo
connolly será presidente da irlanda após desistência da rival
A candidata independente de esquerda Catherine Connolly foi confirmada como a futura presidente da Irlanda após sua única concorrente reconhecer a derrota no pleito.
Os resultados oficiais da eleição realizada na sexta-feira, 24, serão divulgados ao longo do sábado, 25, porém todas as projeções indicam uma vitória clara para Connolly. Diante disso, sua adversária, Heather Humphreys, representante do partido centrista Fine Gael, já a parabenizou, afirmando que Connolly será a próxima presidente do país.
Mais de 3,6 milhões de eleitores participaram do processo para eleger o sucessor do atual presidente, Michael Higgins, de 84 anos, que está no cargo desde 2011.
Esta eleição marcou um fato inédito desde 1990: apenas duas mulheres disputaram a presidência. A disputa se deu entre Connolly e Heather Humphreys, ex-ministra e figura relevante da coalizão governista.
Heather Humphreys declarou em canal público que Catherine Connolly será uma presidente para toda a população e que ela mesma reconhece sua liderança.
Catherine Connolly também recebeu felicitações de figuras políticas importantes, entre elas Simon Harris, vice-primeiro-ministro da Irlanda e membro do Fine Gael, que desejou sucesso à nova presidente.
Com a eleição, Catherine Connolly se tornará a terceira mulher a exercer o cargo presidencial na Irlanda, um país da União Europeia com cerca de 5,2 milhões de habitantes.
O pleito foi marcado por baixa adesão às urnas e pelos questionamentos de eleitores conservadores, que sentiram falta de representatividade nas opções disponíveis.
Na contestação, eleitores conservadores chegaram a sugerir o voto nulo como forma de manifestação contra a ausência de candidatos de direita.
Entre as personalidades que consideraram disputar, estavam o lutador de artes marciais mistas Conor McGregor, o músico Bob Geldof e o dançarino Michael Flatley.
A frequência nas urnas foi inferior à das eleições presidenciais anteriores, realizadas em 2018, quando a participação foi de 44%. Desta vez, estima-se que a taxa tenha ficado abaixo dos 40% em diversas áreas do país.
Dados preliminares apontam que somente 38% do eleitorado da capital, Dublin, compareceu às urnas, mas os números oficiais ainda serão confirmados posteriormente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login