Mundo
Conselheiro de Trump critica comércio de petróleo da Índia com a Rússia

Peter Navarro, conselheiro do presidente dos EUA, afirmou que o grupo de interesse do petróleo indiano está financiando o que ele chama de “máquina de guerra” do presidente russo, Vladimir Putin, ressaltando a necessidade de pôr fim a essa situação em um artigo no Financial Times em 18 de dezembro. “A dependência da Índia do petróleo da Rússia prejudica o esforço de isolar Moscou”, destacou.
Segundo Navarro, a Índia coloca tarifas e barreiras que prejudicam trabalhadores e empresas americanas, resultando em um grande déficit comercial dos EUA com a Índia. Para ele, o ponto central da relação entre os dois países é que a Índia está usando dólares americanos para comprar petróleo russo.
Ele destaca que, antes da invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro de 2022, o petróleo russo era menos de 1% das importações da Índia, enquanto agora as importações diárias ultrapassam 1,5 milhão de barris, ou mais de 30% do total da Índia.
Navarro observa que esse aumento não é devido ao consumo interno, mas sim motivado pela especulação do lobby do petróleo indiano.
Ele descreve a dependência da Índia do petróleo russo como “oportunista e prejudicial aos esforços globais para isolar a economia de guerra de Putin”. Ele explica que a Índia funciona como uma câmara de compensação mundial para o petróleo russo, convertendo petróleo sancionado em exportações valiosas, enquanto fornece a Moscou dólares necessários.
Navarro alerta que as tarifas americanas à Índia afetarão seu acesso ao mercado dos EUA. Segundo ele, se a Índia deseja ser parceira estratégica dos EUA, precisa agir como tal.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login