Economia
Conta de luz terá taxa extra vermelha 1 em novembro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (31) que a taxa extra vermelha nível 1 continuará valendo para as contas de energia no mês de novembro. Isso significa que a cobrança adicional será de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Nos meses de agosto e setembro, a Aneel aplicou uma taxa extra vermelha nível 2, com um valor adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh. Em outubro, essa taxa foi reduzida para o nível 1.
Segundo a Aneel, essa decisão se deve à baixa quantidade de chuvas, o que tem afetado os níveis dos reservatórios usados para a produção de energia nas hidrelétricas.
“O cenário continuam desfavorável para a produção de energia hidrelétrica, devido ao volume de chuvas menor que o normal e à queda nos níveis dos reservatórios. Por isso, para assegurar o fornecimento de energia, é necessário utilizar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado, explicando a permanência da taxa extra vermelha nível 1”, explicou a agência.
A agência também destacou que “a energia solar é variável e não produz energia durante todo o dia”. “Por isso, é preciso ligar as termelétricas para garantir eletricidade quando não há luz solar, especialmente nos horários de pico”, completou.
Custos adicionais
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, mostra os custos variáveis na produção de energia elétrica. Essas bandeiras, de cores diferentes, indicam o valor que o Sistema Interligado Nacional (SIN) gasta para gerar a eletricidade consumida nas casas, comércio e indústrias.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança extra na conta de luz. Já as bandeiras vermelha e amarela indicam acréscimos a cada 100 quilowatts-hora consumidos, aumentando o valor total da conta.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login