Conecte Conosco

Notícias Recentes

COP30: deputados estrangeiros discutem no Rio o papel do legislativo no combate às mudanças climáticas

Publicado

em

Representantes de parlamentos de vários países vão se reunir na Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira para debater o papel do legislativo na luta contra a crise climática. Durante o evento, deputados federais, estaduais, vereadores e especialistas nacionais e internacionais procurarão definir estratégias e formar uma rede global de cooperação para assuntos ambientais.

Chamado de Fórum Parlamentar pré-COP30, o encontro faz parte da Semana de Ação Climática do Rio (Rio Climate Action Week) e é organizado por entidades como a Organização Global dos Legisladores (Globe Legislators), a Plataforma Cipó e o Observatório Parlamentar das Mudanças Climáticas e Transição Justa.

Serão realizados nove painéis que abordarão temas variados com foco na busca por soluções concretas para a emergência climática, incluindo legislação ambiental, mercados de carbono e financiamento sustentável.

Segundo o vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara do Rio, “O Fórum Parlamentar destaca o papel essencial dos Legislativos na busca por respostas concretas para os desafios ambientais e urbanos que enfrentamos”.

O objetivo do encontro é fortalecer a cooperação internacional e construir uma rede global de atuação legislativa em temas ambientais. Estão confirmadas participações como a da senadora canadense Rosa Galvez, do senador chileno Ricardo Lagos, do deputado britânico Barry Gardiner, além de representantes do Parlamento Europeu, África do Sul, Nigéria, Indonésia e Azerbaijão.

No Brasil, destacam-se as deputadas federais Dandara Tonantzin (PT-MG) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), o deputado Nilto Tatto (PT-SP) e parlamentares estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

A participação internacional se soma ao trabalho de vereadores brasileiros que buscam incluir a agenda climática nas pautas locais. Também estarão presentes representantes de cidades como Balneário Camboriú (SC), Piracicaba (SP) e Porto Alegre (RS), bem como os vereadores do Rio Diego Faro (PL), Vitor Hugo (MDB), Zico (PSD) e William Siri (sem partido).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados