Economia
COP30: Protegendo o Futuro do Nosso Planeta

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira, 10, que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) será fundamental para que o mundo evite situações críticas e irreversíveis para o meio ambiente. Ela também destacou que o evento, que acontecerá em Belém (PA), ajudará a manter o progresso nas negociações internacionais sobre clima.
Marina Silva enfatizou a importância de fortalecer a confiança no sistema multilateral climático, especialmente em tempos de desafios globais complexos.
A ministra participou de uma coletiva sobre a “Pré-COP30”, evento que ocorrerá na próxima semana e visa preparar, mas não finalizar, as negociações climáticas.
Durante a coletiva, também estiveram presentes o presidente indicado da COP30, André Aranha Corrêa do Lago, a secretária-executiva da COP30, Ana Toni, e o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, Embaixador Maurício Carvalho Lyrio.
Compromissos Nacionais para o Clima
André Aranha Corrêa do Lago revelou que a expectativa é que 125 países apresentem suas metas climáticas nacionais, chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), até novembro, durante o evento em Belém.
Ele ressaltou que, no cenário otimista, os países responsáveis pelas maiores emissões de gases de efeito estufa devem enviar suas metas a tempo, contribuindo para um conjunto sólido de compromissos.
As NDCs, definidas pelo Acordo de Paris, têm como objetivo diminuir as emissões de gases poluentes e também abordar a adaptação necessária para enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login