Mundo
Coreia do Norte chama líder sul-coreano de hipócrita sobre desnuclearização

A Coreia do Norte acusou o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, de ser um “hipócrita” em resposta às suas declarações sobre o processo de desnuclearização da península durante sua recente visita aos Estados Unidos.
Desde sua posse em junho, Lee tem buscado melhorar as relações com o Norte, que detém armamento nuclear, e se comprometeu a fomentar a “confiança militar” com Pyongyang.
No entanto, a Coreia do Norte declarou não ter interesse em avançar no diálogo com Seul, que é aliado estratégico de Washington para a segurança regional.
Em sua palestra na segunda-feira no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Washington, Lee afirmou que a aliança entre Seul e Washington será fortalecida globalmente quando houver um caminho claro para a desnuclearização, a paz e a convivência harmoniosa na península coreana.
A agência oficial norte-coreana KCNA respondeu criticando Lee por fingir interesse em melhorar as relações e classificando suas recentes declarações como uma demonstração de confronto e hipocrisia.
Segundo a KCNA, a ideia de desnuclearização conforme mencionada por Lee é uma ilusão, comparando-a a tentar capturar uma nuvem no céu.
Após encontros recentes com o primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba, Lee destacou a reafirmação da parceria com Japão, ambos aliados dos Estados Unidos, para buscar a completa desnuclearização da península coreana.
A agência oficial norte-coreana afirmou que manterá sua postura firme na preservação do arsenal nuclear como símbolo de prestígio e honra nacional.
Durante uma reunião na Casa Branca, Lee também pediu ao presidente americano Donald Trump, conhecido por sua relação pessoal com o líder norte-coreano Kim Jong Un, que auxilie na construção da paz entre as Coreias do Norte e do Sul.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login