Centro-Oeste
Córrego recuperado após limpeza do lixo que caiu no Entorno

Após 112 dias do deslizamento de uma grande quantidade de lixo do Aterro de Ouro Verde, a remoção dos resíduos foi finalizada. A confirmação veio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO).
A secretaria foi informada da conclusão na quarta-feira (8/10). A Ouro Verde tinha como prazo final até sexta-feira (10/10) para concluir os trabalhos, após quatro adiamentos concedidos para a empresa.
Um vídeo disponibilizado ao Metrópoles mostra o local onde o lixo deslizou, após a retirada dos resíduos.
Embora o córrego tenha sido limpo, ele continua bloqueado e com a passagem da água controlada para prevenir novas contaminações na nascente.
De acordo com a Semad-GO, ainda não há um número exato da quantidade de lixo recolhido. Entretanto, nova estimativa indica que o volume total ultrapassa 60 mil toneladas.
Inicialmente, esperava-se remover 42 mil metros cúbicos de resíduos sólidos, mas, ao solicitar novo prazo no final de setembro, a empresa informou que o volume aumentou para 62,8 mil metros cúbicos devido à terra usada para conter um incêndio ocorrido em 24 de junho.
Sayro Reis, gerente de emergências ambientais da Semad-GO, afirmou que o novo prazo foi aceito porque as inspeções semanais mostraram que a empresa trabalhava continuamente desde a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
Todo o material retirado foi armazenado em uma área impermeabilizada dentro do próprio aterro.
Próximas etapas
Com a conclusão da remoção, a empresa deve finalizar outras tarefas que vinham sendo realizadas ao mesmo tempo, como:
- Realocação do chorume acumulado;
- Compactação e cobertura do lixo;
- Construção de drenagens na área temporária;
- Construção de um novo tanque de chorume;
- E outras ações previstas.
Essas ações estão previstas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a empresa e a secretaria, com prazo para finalização até 30 de outubro.
Segundo a secretaria, a definição sobre o destino final dos resíduos só ocorrerá após a retirada completa. Sayro Reis explicou: “Apenas com a finalização dos serviços discutiremos a transferência dos resíduos para outro local; até lá, eles permanecerão na área temporária”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login