Economia
Correios lançam plano para melhorar a qualidade das entregas
Os Correios desenvolveram um plano para aprimorar a qualidade do serviço de entrega, focando no relacionamento com clientes estratégicos.
Conforme informado por O GLOBO, a taxa de entregas dentro do prazo caiu drasticamente este ano, impactada por dívidas pendentes com fornecedores e, mais recentemente, por uma greve dos funcionários, atingindo menos de 70%, abaixo da meta de 96%.
Esse plano integra a estratégia de reestruturação da empresa e só poderá ser implementado após a liberação de um empréstimo de R$ 12 bilhões, obtido junto a um grupo de cinco bancos.
Espera-se que a primeira parcela de R$ 10 bilhões seja liberada até terça-feira.
De acordo com um documento obtido por O GLOBO, o plano para recuperar a qualidade do serviço baseia-se em dois pilares complementares e inseparáveis.
O primeiro pilar está focado na melhoria das características dos serviços oferecidos no mercado, garantindo prazos competitivos, previsibilidade, estabilidade operacional e eficiência logística. O objetivo é que os Correios restabeleçam sua referência em qualidade.
A estratégia inclui a adoção de prazos mais competitivos em áreas com retorno comercial comprovado, concentrando recursos em regiões, rotas e modais que trazem maior impacto em receita e participação de mercado.
Também está prevista a utilização otimizada dos modais de transporte, incluindo a revisão da malha, eliminação de sobreposições e otimização dos trechos com baixa utilização.
O segundo pilar propõe um modelo de excelência para gerenciar o relacionamento com clientes estratégicos, buscando entregar valor diferenciado por meio de operação dedicada, maior confiabilidade e soluções personalizadas para as contas que mais influenciam a receita da empresa.
“Juntos, os dois pilares formam uma estratégia integrada para melhorar o desempenho operacional e fortalecer a relação com os segmentos mais importantes do mercado”, destaca a empresa no documento.
Para a execução do plano, os Correios criaram uma força-tarefa com funcionários de diferentes diretorias para planejar, coordenar, monitorar e executar as ações.
Este grupo terá atuação até 30 de janeiro, ao final do qual será entregue um relatório além dos resultados previstos.
Durante este período, será realizado levantamento dos prazos praticados pelos concorrentes, identificação de trechos prioritários, definição da nova malha de transporte, criação de um fluxo para identificação e priorização dos objetos no processo postal.
Também será definida a carteira de clientes prioritários, mapeando suas demandas, além da construção da estrutura conceitual do modelo de relacionamento e apresentação de uma proposta orçamentária.


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