Conecte Conosco

Centro-Oeste

Corte do Fundo Constitucional é retirado de projeto que trata sobre equilíbrio fiscal

Publicado

em

Articulações da bancada federal do DF surtem efeito e o Fundo Constitucional não entra no texto final do PL 4.614/2024. Agora, a expectativa é para que o governo federal não tente recolocá-lo em votação por meio de destaque

Após mais uma dura batalha para que o cálculo de reajuste do Fundo Constitucional (FCDF) não fosse alterado, a bancada federal do DF conseguiu que o recurso fosse retirado do texto final do Projeto de Lei (PL) 4.614/2024, um dos que fazem parte do pacote fiscal do governo federal.

O relatório foi apresentado nesta quarta-feira (18/12) pelo deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). As articulações duraram quase três semanas e o principal nome a intermediar as negociações foi Rafael Prudente, por ser do mesmo partido do relator.

No relatório, o deputado disse que “ao alterar a forma de recomposição dos recursos do FCDF repassados pela União, o Projeto impõe severa restrição fiscal ao Distrito Federal”.

“É competência da União, conforme art. 21, inciso XIV da Constituição Federal, manter adequadamente a polícia civil, a polícia penal, a polícia militar e o corpo de bombeiros militar do Distrito Federal, bem como prestar assistência financeira ao Distrito Federal para a execução de serviços públicos, recompor os recursos do fundo apenas com a correção monetária não reflete corretamente o crescimento da população e da renda”, observou o texto.

Mesmo assim, a luta ainda não terminou por completo. Agora, a expectativa é para que o governo federal não tente recolocar o Fundo Constitucional no texto que será enviado ao Senado Federal por meio de destaque.

Correio Braziliense

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados