Mundo
Costa Rica autoriza envio de ex-ministro para os EUA por tráfico de drogas

Um tribunal na Costa Rica autorizou na terça-feira (7) a extradição de Celso Gamboa, ex-ministro da Segurança e ex-juiz, para os Estados Unidos, onde ele é acusado de envolvimento com tráfico de drogas, segundo o Poder Judiciário local.
Gamboa, que tem 49 anos, foi preso em junho, logo após o país aprovar uma mudança constitucional permitindo a extradição de seus cidadãos acusados de narcotráfico e terrorismo.
Ele foi ministro da Segurança Pública em 2014 e atuou como juiz entre 2016 e 2018. A prisão ocorreu no dia 23 de junho, com base em um mandado emitido por um tribunal do Texas.
Celso Gamboa foi formalmente acusado de tráfico de drogas pelo Departamento de Justiça dos EUA no dia 11 de julho e alvo de sanções do Departamento do Tesouro em 18 de agosto.
De acordo com os procuradores americanos, Gamboa auxiliava outro narcotraficante internacional a produzir, distribuir e transportar grandes quantidades de cocaína, que eram traficadas pela Costa Rica rumo aos Estados Unidos.
Além disso, ele é investigado no país por suspeita de utilizar documentos falsificados.
No mesmo dia da prisão de Gamboa, as autoridades costarriquenhas capturaram Edwin Danny López Vega, considerado seu parceiro, também denunciado por um tribunal do Texas.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA sancionou Gamboa e López, assim como outros dois cidadãos costarriquenhos envolvidos em tráfico de drogas.
Em decorrência do aumento do tráfico, a Costa Rica, antes vista como o país mais seguro da América Central, terminou 2024 com uma taxa de homicídios de 16,6 por 100 mil habitantes, que é mais do que o dobro da média global.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login