Economia
CPI do INSS escuta ex-diretor de Governança nesta segunda
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS, vinculada ao Congresso Nacional, agendou para esta segunda-feira o depoimento de Alexandre Guimarães, que atuou como diretor de Governança, Planejamento e Inovação do Instituto Nacional do Seguro Social entre os anos de 2021 e 2023.
A convocação dessa audiência foi solicitada pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) junto aos deputados Rogério Correia (PT-MG), Adriana Ventura (Novo-SP), Duarte Jr. (PSB-MA) e Sidney Leite (PSD-AM).
A CPI foi instaurada com o objetivo de investigar descontos indevidos em benefícios de aposentadoria e pensão, estando atualmente na etapa de coleta de depoimentos.
Este é o único depoimento previsto para hoje. Conforme informou o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), nos próximos dias serão ouvidas representantes e funcionários de associações, além do ex-ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni, com datas ainda a serem definidas.
Na semana anterior, o ex-procurador do INSS Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho prestou depoimento por cerca de seis horas. Sua esposa, a médica Thaisa Hoffmann Jonasso, também contribuiu com seu testemunho. Virgílio negou qualquer envolvimento em irregularidades referentes aos descontos em aposentadorias e pensões, ressaltando que não é alvo de investigação, réu ou condenado, e que até o momento não foi ouvido pela Polícia Federal. Ele expressou insatisfação com a antecipação de julgamentos por parte de alguns parlamentares.
“Não sou político e não conto com apoio político. Sou independente. Sempre exerci minhas funções de maneira técnica e não motivado por interesses políticos”, afirmou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login